Actividade Física, Exercício Físico ou Desporto?

·         ACTIVIDADE FÍSICA

A ACTIVIDADE FÍSICA PODE SER DEFINIDA COMO QUALQUER MOVIMENTO CORPORAL, PRODUZIDO PELOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS, QUE PROVOCA UM GASTO ENERGÉTICO MAIOR DO QUE O DOS NÍVEIS DE REPOUSO. UM SIMPLES MOVIMENTO DE UM DEDO PODE SER CONSIDERADO ACTIVIDADE FÍSICA.

·         EXERCÍCIO FÍSICO

MESMO APRESENTANDO ALGUNS ELEMENTOS EM COMUM, A EXPRESSÃO “EXERCÍCIO FÍSICO” NÃO DEVE SER UTILIZADA COM UMA CONOTAÇÃO IDÊNTICA À DA “ACTIVIDADE FÍSICA”. É UM FACTO QUE ,TANTO O EXERCÍCIO FÍSICO COMO A ACTIVIDADE FÍSICA, IMPLICAM A REALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS PRODUZIDOS PELOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS QUE RESULTAM NUM GASTO ENERGÉTICO. NO ENTANTO, EXERCÍCIO FÍSICO NÃO É SINÓNIMO DE ACTIVIDADE FÍSICA MAS SIM UMA SUBCATEGORIA DA ACTIVIDADE FÍSICA.

POR DEFINIÇÃO “EXERCÍCIO FÍSICO” É TODA A ACTIVIDADE FÍSICA PLANEADA, ESTRUTURADA E REPETITIVA QUE TEM POR OBJECTIVO A MELHORIA E A MANUTENÇÃO DE UM OU MAIS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA. A TÍTULO DE EXEMPLO PODEMOS REFERIR UMA CAMINHADA DE UMA HORA SEM PARAR E COM UM RITMO CONSTANTE.

·         DESPORTO

O TERMO “DESPORTO” PODE SER DEFINIDO COMO UM SISTEMA ORDENADO DE PRÁTICAS CORPORAIS, DE RELATIVA COMPLEXIDADE, QUE ENVOLVE ACTIVIDADES DE COMPETIÇÃO INSTITUCIONALMENTE REGULAMENTADAS E QUE TEM COMO FUNDAMENTO A SUPERAÇÃO DE COMPETIDORES, DE MARCAS E/OU DE RESULTADOS ANTERIORMENTE ESTABELECIDOS PELO PRÓPRIO DESPORTISTA.

A PRÁTICA DE DESPORTO PODE APRESENTAR-SE DE DUAS FORMAS BASTANTE DISTINTAS: OS CHAMADOS DESPORTOS DE RECREAÇÃO E OS DESPORTOS DE ALTO RENDIMENTO.

- DESPORTO DE ALTO RENDIMENTO É AQUELE QUE TEM COMO OBJECTIVO PRINCIPAL O ALCANCE DO DESEMPENHO MÁXIMO, MEDIANTE O DESAFIO DOS PRÓPRIOS LIMITES NA CONQUISTA DE VITÓRIAS, DE RECORDES. EM ALGUNS CASOS, EXISTEM OUTRAS FINALIDADES  ECONÓMICAS E/OU POLÍTICAS BASTANTE CLARAS. ESTA CONSTANTE PROCURA PELA SUPERAÇÃO PODE, POR VEZES, CONDUZIR O PRATICANTE A POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS, O QUE NOS LEVA A ADMITIR QUE ESTA NÃO É UMA FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.

- DESPORTO DE RECREAÇÃO É O QUE TEM COMO META PRIMORDIAL A MELHORIA DO BEM-ESTAR E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DOS SEUS PRATICANTES, POR INTERMÉDIO DE ACTIVIDADES DE COMPETIÇÃO. CONTUDO, NÃO DEIXA DE APRESENTAR MOVIMENTOS COMPLEXOS E DE ALGUMA INTENSIDADE, SENDO RECOMENDADA UMA PREPARAÇÃO PRÉVIA ANTES DE DESTA PRÁTICA.

É ESSENCIAL PROCURAR ACTIVIDADES QUE LHE TRAGAM PRAZER, DE MODO A EVITAR INICIAR E PARAR APÓS ALGUM TEMPO. UMA SEMANA SEM EXERCÍCIOS É SUFICIENTE PARA PROVOCAR MUDANÇAS NEGATIVAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NA APTIDÃO FÍSICA.

DESTA FORMA, SEJA ATRAVÉS DO AUMENTO DE ACTIVIDADE FÍSICA NO SEU DIA A DIA, DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO OU DE DESPORTO, O IMPORTANTE É COMEÇAR A MEXER-SE!

YourGYM Online