Prancha sem lesões

UM DOS EXERCÍCIOS MAIS REALIZADOS EM GINÁSIOS E UM DOS MAIS ACESSÍVEIS PARA REALIZAR EM CASA, A PRANCHA É, MUITAS VEZES, FEITA DE FORMA INCORRECTA O QUE PODE PROVOCAR LESÕES. COM ESTE EXERCÍCIO ISOMÉTRICO E HIPOPRESSIVO TRABALHA VÁRIAS ÁREAS MUSCULARES E AINDA MELHORA A POSTURA.

COMO FAZER?

O INDIVÍDUO DEVE COLOCAR-SE DE BARRIGA PARA BAIXO, COM OS COTOVELOS APOIADOS NO CHÃO E AS PERNAS ESTICADAS. O PESO DEVERÁ RECAIR APENAS NOS ANTEBRAÇOS E PONTAS DOS PÉS, FICANDO NUMA POSIÇÃO PARALELA AO CHÃO. NESSE MOMENTO SENTE-SE A GRAVIDADE E O PESO CORPORAL A TENTAR APROXIMAR-SE DO CHÃO. O TRUQUE PARA UMA PRANCHA SEM LESÕES É CONTRAIR A ZONA ABDOMINAL. AO EMPURRAR A BARRIGA CONTRA AS COSTAS, O INDIVÍDUO MANTÉM.SE NA POSIÇÃO HORIZONTAL E A FORÇA ADVÉM APENAS DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS.

BENEFÍCIOS

A PRANCHA NÃO SÓ REFORÇA OS MÚSCULOS DO ABDÓMEN COMO FOMENTA A PERDA DE CALORIAS. OUTROS BENEFÍCIOS DESTE EXERCÍCIO PRENDEM-SE COM O FORTALECIMENTO DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES, A MELHORIA DA POSTURA, DO EQUILÍBRIO E DA FLEXIBILIDADE E A PREVENÇÃO DE DORES NA LOMBAR.

QUAL O TEMPO APROPRIADO PARA FICAR EM PRANCHA?

AS REPETIÇÕES DEVEM PERMANECER ENTRE OS 10 SEGUNDOS E 1 MINUTO. ESTE TEMPO É O SUFICIENTE PARA PROVOCAR UM AUMENTO DO METABOLISMO E ESTIMULAR A PERDA DE CALORIAS. É TAMBÉM SUFICIENTE PARA SENTIR OS EFEITOS PRETENDIDOS AO NÍVEL DOS ABDOMINAIS E RESTANTES ÁREAS MUSCULARES. PERÍODOS SUPERIORES NESTA POSIÇÃO PODERÃO SER PREJUDICIAIS AOS OBJECTIVOS DO TREINO E PROVOCAR LESÕES INDESEJADAS. A EXPLICAÇÃO ADVÉM DO FACTO DE, AO TENTAR MANTER-SE NESTA POSIÇÃO DURANTE MUITO TEMPO, A POSTURA TORNAR-SE-Á INCORRECTA POIS ESTARÁ A COMPENSAR O ESFORÇO COM OS BRAÇOS E PERNAS LEVANDO A QUE A POSIÇÃO DEIXE DE SER ISOMÉTRICA.

ATENÇÃO!

QUANDO MAL EXECUTADA, A PRANCHA PODE SER PREJUDICIAL, PROVOCANDO PROBLEMAS INTESTINAIS, INCHAÇO ABDOMINAL E DORES NA COLUNA. AS PESSOAS QUE NÃO PRATICAM EXERCÍCIO COM REGULARIDADE OU QUE TÊM LESÕES DEVEM TER UM CUIDADO REDOBRADO UMA VEZ QUE ESTE EXERCÍCIO PODE EXERCER DEMASIADA PRESSÃO NAS CARTILAGENS COSTOCONDRAIS E INFLAMAR AS ARTICULAÇÕES.

A PRANCHA É CONSIDERADA O EXERCÍCIO MAIS COMPLETO TRABALHANDO TODOS OS MÚSCULOS DO CORPO. NO ENTANTO, DEVE SER SEMPRE REALIZADA SEGUNDO ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS. PODE SER REALIZADA EM CASA E DE FORMA ROTINEIRA. A MELHOR FORMA DE EVITAR LESÕES SERÁ ATRAVÉS DE REPETIÇÕES CURTAS E MANTENDO A POSTURA.

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