Benefícios do exercício no pré-parto

CADA VEZ MAIS, AS MULHERES MANTÉM A SUA ROTINA DE EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE A GRAVIDEZ. MUITAS PORQUE SE SENTEM MAIS SAUDÁVEIS E MAIS BONITAS E OUTRAS PORQUE NECESSITAM DESSA ACTIVIDADE PARA O BEM ESTAR DO BEBÉ.  ESTÁ PROVADO CIENTIFICAMENTE QUE, NO PERÍODO DE GESTAÇÃO, O EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA A PREVENIR A DIABETES GESTACIONAL, PERMITE REDUZIR O INCHAÇO, A EXISTÊNCIA DE CÃIBRAS NAS PERNAS E NOS PÉS E A OBSTIPAÇÃO, POSSIBILITA UM MAIOR EQUILÍBRIO MUSCULAR E FACILITA NÃO SÓ O TRABALHO DE PARTO, COMO TAMBÉM A RECUPERAÇÃO DO MESMO AJUDANDO A FORTALECER OS MÚSCULOS ABDOMINAIS.

EXISTEM OUTROS BENEFÍCIOS QUE ADVÊM DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO NOS  NOVE MESES QUE ANTECEDEM O PARTO E TODOS VISAM TORNAR A GESTAÇÃO O MAIS SAUDÁVEL POSSÍVEL. NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE CONTROLAR O PESO (ALGO QUE DEVE SER GERIDO SEGUNDO AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS CONSOANTE O QUE FOR MELHOR PARA O BEBÉ). É SIM UMA QUESTÃO QUE SE PRENDE MAIORITARIAMENTE COM A PREPARAÇÃO PARA O PARTO, AQUELE QUE É UM DOS MOMENTOS MAIS EXPECTÁVEIS DA VIDA DE UMA MULHER. O DIA EM QUE, DEVIDO AO EXERCÍCIO FÍSICO, HÁ UM MAIOR CONTROLO DA DOR E DA RESPIRAÇÃO, A REDUÇÃO DO STRESS CARDIOVASCULAR DE FORMA A AUMENTAR O FLUXO SANGUÍNEO E A CAPACIDADE DE OXIGENAÇÃO, PREVENIR AS TROMBOSES E VARIZES E REDUZIR AS FREQUÊNCIAS CARDÍACAS E A PRESSÃO ARTERIAL, ACALMANDO TANTO A MÃE COMO O BEBÉ.  A NÍVEL EMOCIONAL, O EXERCÍCIO FÍSICO É TAMBÉM UMA MAIS-VALIA, UMA VEZ QUE SE TRADUZ NUMA MAIOR  AUTO-CONFIANÇA, NUMA CONSTANTE AVALIAÇÃO FAVORÁVEL DO SEU ASPECTO, NUM BOM HUMOR MAIS FREQUENTE E AINDA NUMA AUTO-ESTIMA ELEVADA.

É PRECISO REFERIR QUE TODOS ESTES BENEFÍCIOS TANTO FÍSICOS COMO EMOCIONAIS SÓ RESULTAM SE O EXERCÍCIO FOR REALIZADO NAS CONDIÇÕES ADEQUADAS E RECOMENDADAS PELO MÉDICO E PELOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA ÁREA. UM TREINO SEGURO E RESPONSÁVEL AJUDA A EVITAR A POSSIBILIDADE DE HIPERTERMIA, HIPOGLICEMIA E LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS.  PODEM AINDA OCORRER DESVIOS DE SANGUE DO ÚTERO PARA OS MÚSCULOS ATIVOS, O QUE PODE REPRESENTAR UM PERIGO PARA O FLUXO SANGUÍNEO PLACENTÁRIO, DEVIDO A TREINOS UM POUCO MAIS CANSATIVOS. COMO TAL, PARA TER UM TREINO SEGURO E DESFRUTAR DOS BENEFÍCIOS DO MESMO, A MULHER GRÁVIDA DEVE SEMPRE OPTAR POR UM ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO.

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