Conhece os benefícios do cacau?

O CACAU É UMA FONTE RICA EM ANTIOXIDANTES, MUITO MAIS DO QUE O AÇAÍ, O MIRTILO OU O ARANDO.

É TAMBÉM RIQUÍSSIMO EM POLIFENOIS, NOMEADAMENTE FLAVONOIDES (SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES), QUE TÊM DIVERSAS CAPACIDADES BENÉFICAS PARA O NOSSO ORGANISMO, COMO POR EXEMPLO A SUA ACÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA, ANTI-HEMORRÁGICA, ANTI-ALÉRGICA E ANTI-CANCERÍGENA.

EXISTEM ALGUNS ESTUDOS QUE INDICAM QUE O CONSUMO DO CACAU PODE PROVOCAR UMA DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL, BEM COMO UM AUMENTO DA SENSIBILIDADE À INSULINA.

O CACAU SOFRE ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES A NÍVEL INDUSTRIAL PARA PODER SER UTILIZADO NO CHOCOLATE. A EXTRACÇÃO ALCALINA DO CACAU É UM PROCESSO MUITO COMUM QUE ALTERA AS SUAS PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS PARA O TORNAR MAIS ATRACTIVO AO PALADAR HUMANO.

DURANTE ESTAS TRANSFORMAÇÕES, A QUANTIDADE DE POLIFENOIS E ACTIVIDADE ANTIOXIDANTE DECRESCEM ACENTUADAMENTE, O QUE SIGNIFICA QUE O CHOCOLATE MANTÉM AS CARACTERÍSTICAS PROVENIENTES DO CACAU E TAMBÉM TODOS OS BENEFÍCIOS ACIMA REFERIDOS, EMBORA EM MENORES QUANTIDADES.

RECOMENDA-SE O CONSUMO DE CHOCOLATE NEGRO (85% OU 99%) POIS É O QUE TEM MAIOR PERCENTAGEM DE CACAU, LOGO HÁ UMA PROBABILIDADE MAIS ELEVADA DE CONTER UM MAIOR PODER ANTIOXIDANTE.

COMER CHOCOLATE SIM, MAS COM MODERAÇÃO.

YourGYM Online