6 mitos da nutrição desvendados

ESTE ARTIGO PRETENDE DESMITIFICAR ALGUMAS IDEIAS PRÉ-CONCEBIDAS NO ÂMBITO DA NUTRIÇÃO.

1. MITO: MAIS PROTEÍNA = MAIS MÚSCULOS

FACTO: A PROTEÍNA É IMPORTANTE PARA FAZER MÚSCULOS, MAS A NECESSIDADE DE PROTEÍNA VARIA DE PESSOA PARA PESSOA DEPENDENDO DA IDADE, DO FÍSICO, DO PROGRAMA DE TREINO E DOS OBJECTIVOS. POR NORMA OS ATLETAS PROFISSIONAIS PRECISAM DE MAIS PROTEÍNA DO QUE OS ATLETAS RECREATIVOS. OUTRO FACTOR A TER EM CONSIDERAÇÃO PRENDE-SE COM O TIPO DE PROTEÍNA. OS OVOS, O LEITE E A CARNE SÃO PROTEÍNAS DE ELEVADA QUALIDADE QUE CONTÉM OS AMINOÁCIDOS NECESSÁRIOS PARA CRIAR MÚSCULO.

NOTA: INGERIR 20 A 30 GRAMAS DE PROTEÍNA DE BOA QUALIDADE AJUDAM IMENSO NA REGENERAÇÃO MUSCULAR, O QUE FAZ COM QUE RECUPERE MAIS RAPIDAMENTE (GERALMENTE UMA RECUPERAÇÃO ASSOCIADA AOS AMINOÁCIDOS MAS QUE TAMBÉM É AJUDADA COM A INGESTÃO PROTEICA) E AJUDA AO CRESCIMENTO DO MÚSCULO.

2. MITO: PODEMOS ESCOLHER AS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CORPO ONDE VAMOS PERDER GORDURA

FACTO: NÃO SE PODE ESCOLHER O LOCAL ESPECÍFICO ONDE PERDER A GORDURA. HÁ UMA PRÉ-DISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA A PARTE DO CORPO ONDE TEMOS GORDURA. ALÉM DISSO, A DIETA E O EXERCÍCIO SÃO FACTORES DE RELEVO PARA A PERCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL.

NOTA: FAZER 1000 CRUNCHES NÃO VAI, POR SI SÓ, DESENVOLVER UNS ABDOMINAIS DEFINIDOS. É NECESSÁRIO ALIAR UMA MUDANÇA NA DIETA, ALGUNS EXERCÍCIOS DE CARDIO E UM PLANO DE TREINO ACOMPANHADO.

3. MITO: OVO INTEIRO VS GEMA E OVO CRU VS OVO COZINHADO

FACTO: O OVO É UMA PROTEÍNA DE ALTA QUALIDADE. NO ENTANTO, NEM TUDO O QUE SE OUVE SOBRE ESTE ALIMENTO É VERDADE.

·         UM OVO GRANDE TEM 6 GRAMAS DE PROTEÍNA (57% NA CLARA E 43% NA GEMA), COMO TAL, A MELHOR OPÇÃO É INGERIR O OVO NA SUA TOTALIDADE.

·         O OVO INTEIRO É MELHOR PARA O AUMENTO MUSCULAR.

·         OVOS COZINHADOS AUMENTAM A DIGESTÃO DA PROTEÍNA. AO COMER UM OVO CRU APENAS ESTARÁ A INGERIR 3 GRAMAS DE PROTEÍNA, 50% DA PROTEÍNA QUE OVO CONTÉM.

NOTA: PARA INGERIR A PROTEÍNA TOTAL DE UM OVO DEVE COMÊ-LO NA TOTALIDADE E COZINHADO.

4. MITO: AS MÁQUINAS SÃO MAIS SEGURAS DO QUE OS HALTERES

FACTO: AMBOS TÊM AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS. AS MÁQUINAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA TODOS OS TIPOS DE CORPO E SÃO DEMASIADO FOCADAS PARA TRABALHAR AS VÁRIAS ÁREAS MUSCULARES DA MESMA FORMA. CONTUDO AS MÁQUINAS PODEM SER BENÉFICAS QUANDO O OBJECTIVO É TRABALHAR DETERMINADO MÚSCULO EM DETRIMENTO DE OUTROS. OS HALTERES, PELO CONTRÁRIO SÃO MAIS ADAPTADOS PARA TODOS OS TIPOS DE CORPO E NÃO PRODUZEM UM CRESCIMENTO MUSCULAR TÃO FOCADO POIS TEM MAIS AMPLITUDE DO QUE AS MÁQUINAS.

NOTA: OS TREINOS TÊM DE SER VARIADOS, DE FORMA A TRABALHAR A MESMA ZONA TANTO COM MÁQUINAS COMO COM HALTERES.

5. MITO: APÓS O EXERCÍCIO É SEMPRE NECESSÁRIO INGERIR UM SNACK DE ELEVADO TEOR PROTEICO

FACTO: A NUTRIÇÃO PÓS-TREINO NÃO PODE SER GENERALIZADA. CADA PESSOA TREINA DE FORMA DIFERENTE, COMO TAL, DEVE INGERIR DIFERENTES TIPOS DE PROTEÍNA. UM ATLETA QUE TREINE VÁRIAS HORAS POR DIAS, VÁRIAS VEZES POR SEMANA BENEFICIARÁ DE UM MAIOR CONSUMO DE PROTEÍNA DO QUE UM ATLETA QUE NÃO TREINE COM A MESMA INTENSIDADE. O OBJECTIVO DO ATLETA TAMBÉM DEVE SER TIDO EM CONSIDERAÇÃO. SE O OBJECTIVO FOR A PERDA DE PESO, O SNACK PÓS-TREINO PODE FACILMENTE NEUTRALIZAR OU EXCEDER AS CALORIAS PERDIDAS DURANTE O TREINO.

NOTA: ANTES DE PEGARMOS NUMA BEBIDA OU NUMA BARRA DE PROTEÍNA, DEVEMOS TER EM ATENÇÃO A QUANTIDADE DE EXERCÍCIO E OS OBJECTIVOS DO NOSSO TREINO. TREINAR UMA HORA OU COM A INTENÇÃO DE PERDER PESO TORNA O SNACK PÓS-TREINO DESNECESSÁRIO.

6. MITO: UM TREINO DE ALTA-INTENSIDADE É MELHOR PARA QUEIMAR CALORIAS

FACTO: EM TODOS OS EXERCÍCIOS É PRECISO TER CALORIAS OU ENERGIA QUE DÊ FORÇA AO CORPO. OS HIDRATOS DE CARBONO E A PROTEÍNA SÃO O COMBUSTÍVEL PARA TREINOS DE ALTA (ANAERÓBICOS) OU BAIXA (AERÓBICOS) INTENSIDADE. NO GERAL, QUANTO MAIS SE TREINA, MAIS CALORIAS SE QUEIMA. A INCORPORAÇÃO DE EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS E AERÓBICOS DE FORMA INTERVALADA NO PLANO DE TREINO TORNA A PERDA DE CALORIAS MAIS EFICIENTE.

NOTA: A COMBINAÇÃO DE UM TREINO DE ALTA E BAIXA INTENSIDADE É O IDEAL PARA QUEIMAR MAIS CALORIAS.

YourGYM Online